08 maio 2006

Ciclo de Oficinas para Violão

09/05 - O violão groove: as possibilidades da mão direita,

o violão como instrumento percussivo

com Evandro Gracelli

Nesta Oficina Evandro Gracelli mostrará a mão direita do violonista como instrumento percussivo trazendo uma nova abordagem para decodificação de ritmos no violão. A partir de idéias rítmicas simples introduzirá o estudante à compreensão dos ciclos rítmico-melódicos, chegando à frase musical e à sua dimensão mântrica: o loop. Conduzirá ao passo crucial para se atingir uma da maiores sensações-emoções da experiência musical: o balanço ou bounce.
Os temas abordados serão:
- conceituação do violão groove;
- pulsos, compasso, ciclos, frase e loop;
- desenhos rítmicos dentro de ciclos;
- letra do ritmo;
- linhas percussivas;
- violão popular x erudito;
- mão direita, baixo e harmonia;
- lead voice;
- intenções de toque;
- possibilidades da mão direita: combinações;
- pé-de-galinha: fragmentação de acordes, intervalos;
- blues: pergunta e resposta;
- harmonia moderna;
- rearmonização.
 

 

16/05 - Canção do Sol Nascente - arranjos de canções tradicionais japonesas para violão solo

com Camilo Carrara

Camilo Carrara apresenta seus arranjos de canções tradicionais japonesas para o violão solo, abordando temas como harmonização, contraponto, timbre, fraseado, afinações, dinâmica, improvisação, referências estéticas e elementos da técnica moderna para violão.
O CD “Canção do Sol Nascente”, lançado em 2004 pela gravadora Azul Music, foi o primeiro trabalho do gênero produzido no Brasil e tem sido amplamente elogiado pela crítica especializada por apresentar o cancioneiro nipônico em arranjos para violão solo. Verdadeiros clássicos como Aka Tombo, Sakura, Furusato, Momiji, Nanatsu no Ko, entre outras pérolas do cancioneiro japonês, foram resgatados e arranjados por Camilo Carrara. Com uma interpretação extremamente pessoal, o músico explorou os andamentos lentos das canções imprimindo um toque brasileiro e contemporâneo sem perder a essência oriental das canções.

 


23/05 - Composições Para Violão Brasileiro

com Marcos Davi

Influenciado pela geração mais recente do violão brasileiro, o violonista e compositor Marcos Davi apresenta o seu trabalho.
Em seu livro “Composições Para Violão Brasileiro” Davi mostra um repertório moderno e que nunca abandona as referências do instrumento.
A constante busca por uma nova linguagem, o diálogo aberto com diferentes tendências culturais e a busca por uma música que comunique são características fortes na música de Marcos Davi.
Em sua oficina instrumental o músico mostra as suas composições falando sobre as mesmas sob uma perspectiva didática e histórica. O show, autoral, a todo o momento aponta para Baden Powell, Ulisses Rocha, Guinga e Egberto Gismonti sem perder a identidade buscada por Davi na sua maneira de compor e arranjar.

 

 Terça-feira das 20:00 ás 22:00 hs

Local: Jam Session Escola de Música

Av.11 de Junho, 187

Investimento: R$ 45,00

 

ATENÇÃO!

Devido ao calendário de shows do violonista Camilo Carrara, a data de sua oficina mudou para o dia 30/05.

Lembramos que ainda há vagas para as próximas oficinas, inclusive a de Evandro Garcelli.

Nenhum comentário: