24 abril 2006

CCBBe Auditório Ibirapuera reunem em São Paulo alguns dos maiores violonistas da atualidade

Duo Assad - foto -, Turíbio Santos, Fábio Zanon, Paulo Bellinati, Franz Halasz, Marco Pereira, Maurício Carrilho, Yamandu Costa juntos pelo violão

CBB E AUDITÓRIO IBIRAPUERA TRAZEM PARA SÂO PAULO

ALGUNS DOS MAIORES VIOLONISTAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

De 09 a 30 de maio alguns dos maiores expoentes do violão do cenário nacional e internacional estarão se apresentando, em São Paulo, no mês de maio. Duo Assad, Turíbio Santos, Fábio Zanon, Paulo Bellinati, Franz Halasz, Marco Pereira, Maurício Carrilho, Yamandu Costa são os nomes que o público paulistano poderá apreciar.

A iniciativa, uma parceria entre o Centro Cultural Banco do Brasil e o Auditório Ibirapuera, visa enaltecer o instrumento mais popular do século 20, e contar a trajetória percorrida desde sua chegada ao Brasil, além de reafirmar a categoria dos músicos brasileiros no cenário mundial.

A programação acontecerá em dois formatos:

De 09 a 30 de maio, todas as terças-feiras, no Centro Cultural Banco do Brasil, a série Panorama do Violão oferecerá concertos com Duo Assad, Fabio Zanon, Turíbio Santos, Paulo Bellinati, Franz Halasz, Marco Pereira e Maurício Carrilho. A série apresentará diversos gêneros e correntes estilísticas desenvolvidas ao longo da história do violão. Segundo Claudio Dauelsberg, diretor artístico do projeto, “o objetivo é oferecer um panorama sobre estas diversas escolas do violão que foram construídas ao longo da historia e a transformação deste instrumento, que se tornou um dos mais populares na nossa cultura, além de apresentar as influências que se inseriram na escola do violão brasileiro, determinando uma forma de interpretação dos nossos músicos”. O repertório revisita composições das escolas espanhola e latino-americana, o surgimento da escola brasileira, o choro e a produção contemporânea, entre outros temas.

No Auditório Ibirapuera, dias 19 , 20 e 21 de maio, acontece Juntos:
Yamandu, Fabio Zanon e Duo Assad. União inédita do gênero. O concerto mostrará cada um desses artistas em seus respectivos universos sonoros, mas pontuado por “encontros”, onde eles entram em confronto e em diálogo; como na tradição popular do “desafio”, onde o improviso aparece para criar a intercessão necessária para que música e músicos estejam “juntos”, vivenciando a música como uma unidade. “A idéia do espetáculo é colocar lado a lado, músicos de estilos totalmente diferentes que trazem para a tradição do violão, texturas distintas e antagônicas; e conseqüentemente complementares”, diz Marcelo Bratke, um dos curadores do Auditório Ibirapuera.

Leia mais >>

Nenhum comentário: