25 maio 2006

Lançado o DVD do Quaternaglia


Primeiro DVD do quarteto de violões paulista reúne imagens do lançamento do CD Presença, depoimentos e cenas de bastidores.

DVD Quaternaglia - Coleção Toca Brasil (Itaú Cultural)
Distribuição Gravadora Eldorado

Tom Jobim (1927-1994)
Crônica da Casa Assassinada (1971) - adaptação: João Luiz
Trem para Cordisburgo
Chora Coração
Jardim Abandonado
Milagre e Palhaços

Radamés Gnatalli (1906-1988)
Quarteto Nº1 (1939) - I Movimento

Paulo Tiné (1970)
Noite Escura (1997)*

Egberto Gismonti (1947)
Forrobodó (1997)*
Um Anjo (1999) - adaptação: Paulo Porto Alegre
Quartetinho (1997)*

Douglas Lora (1978)
Maracasalsa (2003-4)*

Paulo Bellinati (1950)
A Furiosa (1997)

Sérgio Molina (1967)
Sweet Mineira sobre temas de Milton Nascimento (1998)
Ponta de Areia, San Vicente & Variações
Cais, Interlúdio
Cravo e Canela, Sonata

* peças dedicadas ao Quaternaglia


Primeiro DVD do quarteto de violões paulista reúne imagens do lançamento do CD Presença, depoimentos e cenas de bastidores

O segundo volume da série de DVDs Toca Brasil, que documenta o trabalho de dez artistas que passaram pela Sala Itaú Cultural em 2004, é dedicado ao trabalho do Quaternaglia. A gravação traz o espetáculo de lançamento do CD "Presença" - realizada em novembro - e depoimentos dos integrantes do grupo e músicos como Egberto Gismonti e Paulo Bellinati. O lançamento do DVD, distribuído comercialmente pela Gravadora Eldorado, ocorre dia 30 de março, com um show no Sesc Ipiranga.

O repertório do espetáculo reuniu peças de compositores de diferentes gerações, abrangendo desde Radamés Gnattali (1906) a Douglas Lora (1978), passando por Tom Jobim. Vale destacar a "Sweet Mineira Sobre Temas de Milton Nascimento". A peça foi inspirada numa conversa com o compositor cubano Leo Brouwer, que sugeriu ao grupo investigar temas de Milton Nascimento. A missão coube ao compositor Sérgio Molina, que criou a Sweet Mineira (título inspirado numa brincadeira com a pronúncia de Suíte (forma musical) e sweet (doce em inglês) como referência aos sabores mineiros) em três movimentos:

I -Ponta de Areia San Vicente e Variações;
II- Interlúdio no Cais;
III- Sonata Cravo e Canela

"Juntar quatro violões é quase uma utopia". È assim que Egberto Gismonti define o desafio enfrentado pelo quarteto na entrevista que abre os extras do DVD, enquanto o violonista Paulo Bellinati dispara "quatro violões são quatro confusões". A trajetória e as experiências com o Quaternaglia são o tema dos depoimentos do teórico musical Ricardo Rizek, do músico Fabio Zanon e do professor de violão Henrique Pinto. Já o luthier Sergio Abreu comenta as especificidades dos instrumentos artesanais que produz para o grupo, enquanto seus integrantes revelam detalhes da rotina musical, como as técnicas e acessórios que usam para afinar os violões.

Compre já o seu aqui !!!

Nenhum comentário: