29 novembro 2006

Rio - Camerata de Violões

Camerata de Violões faz 10 anos

A Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música comemora dez anos de atividades com um recital na Sala Cecília Meireles, dia 4 de dezembro, às 19h. O programa é todo dedicado à música brasileira, mas nem por isso deixa de ser eclético e variado. Obras clássicas, como as de Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Cláudio Santoro e Oscar Lorenzo Fernândez serão apresentadas ao lado de criações atuais de nomes expressivos da nossa música, como Ricardo Tacuchian e Carlos Cruz. O talento dos compositores que integram a Camerata de Violões está também representado nas músicas de Gaetano Galifi, Rogério Borda e Valmyr de Oliveira. O grupo preparou, especialmente para esta ocasião, a primeira audição mundial da obra ‘Repetições para Philip Glass’, do compositor carioca Roberto Velasco. A entrada custa apenas 1 real.

No fim do espetáculo, público e artistas brindarão com vinho aos dez anos do conjunto e aos 70 anos do Conservatório Brasileiro de Música!

A Camerata de Violões nasceu numa reunião de professores do Conservatório Brasileiro de Música e conquistou espaço no cenário musical apresentando arranjos inéditos de nossos grandes clássicos, como Villa-Lobos e Mignone, além de revelar obras inéditas de compositores atuais, como Hermeto Pascoal, que já dedicou uma composição ao grupo.

Formada por violonistas de destaque, que também são arranjadores e compositores, a Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música tem a direção musical de Paulo Pedrassoli e é integrada por Gaetano Galifi, Eduardo Gatto, Lenine Vasconcellos, Valmyr de Oliveira, Rogério Borda, Artur Gouvêa e Adriano Furtado, além do próprio Pedrassoli. A proposta do grupo é difundir um repertório próprio, calcado nas tradições erudita e popular da música brasileira, mas com forte sotaque contemporâneo.

A qualidade do repertório e a interpretação vigorosa e entusiasmada do octeto vêm chamando a atenção do público e dos especialistas. O compositor Roland Dyens entusiasmou-se com o grupo e mandou da França a partitura de sua ‘Rythmaginaires’, para oito violões, cuja estréia brasileira ocorreu a cargo do conjunto carioca.

A Camerata de Violões destaca-se também por sua sonoridade única. O grupo foi citado pela revista inglesa CLASSICAL GUITAR como “uma orquestra de violões que produz um som deslumbrante”, em crítica assinada por Paul Fowles, referente ao lançamento do primeiro cd da Camerata de Violões, elogiado como “uma gravação que todos os conjuntos deveriam se apressar em obter”. O segundo cd já se encontra em fase de preparação e será lançado no ano que vem pela gravadora Biscoito Fino.


SERVIÇO:

Quem: Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música (direção: Paulo Pedrassoli)
O que: Recital comemorativo – 10 anos
Quando: 4 de dezembro de 2006, 19h
Onde: Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47 – Centro)
Quanto: 1 real

Informações: Clara Leitão (dep. cultural do Conservatório Brasileiro de Música)
Tel/fax: 3478-7600
e-mail: cultural@cbm-musica.org.br

Nenhum comentário: