O tenor Luciano Pavarotti durante apresentação em Paris (17/5/2005)
Da Redação*
AFP
O tenor italiano Luciano Pavarotti, de 71 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (6) em sua casa em Modena, norte da Itália, em função de complicações decorrentes de um câncer pancreático. A morte foi anunciada pelo empresário do cantor, Terri Robson.
Pavarotti foi operado por causa do câncer no pâncreas em julho do ano passado em Nova York e teve de se submeter a tratamentos periódicos de quimioterapia, que debilitaram seu organismo. Desde a operação, o tenor nunca mais apareceu em público e sofreu sérios problemas de saúde. No último dia 8 de agosto, foi internado no hospital Policlínico de Modena por conta de uma alta febre infecciosa. No dia 25 havia obtido alta.
Em 2005 fez uma turnê mundial com a qual encerrou sua carreira musical. A passagem da turnê pelo Brasil, que deveria ocorrer em outubro de 2006 e incluía uma apresentação ao lado de Roberto Carlos, foi cancelada devido à cirurgia ocorrida em julho.
Segundo informações médicas, em geral, o prognóstico de um câncer de pâncreas é bastante sério, e poucas pessoas costumam superar os dois anos de vida. No ano passado, a popular cantora espanhola Rocio Jurado morreu vítima da mesma doença, após ser internada em mais de uma ocasião no hospital de Houston, nos Estados Unidos e depois ser levada para Madri.
Pavarotti nasceu na cidade italiana de Modena em 1935. O tenor fez sua estréia em La Boheme, de Puccini, em Reggio Emilia, na Itália, em 1961. A fama veio quando interpretou Toni em La Fille du Regiment, de Domenico Gaetano Maria Donizetti, no Metropolitan Opera, em Nova York, na década de 60.
Junto com Plácido Domingo e José Carreras formou os Três Tenores, trio que se apresentou em mais de 34 concertos de 1990 a 2003. Eles cantaram juntos em quatro partidas finais da Copa do Mundo, em Roma (1990), Los Angeles (1994), Paris (1998) e Yokohama (2002).
Pavarotti, também considerado um dos cantores de maior reconhecimento internacional, já cantou nos mais importantes teatros mundiais, a exemplo do Teatro Scala de Milão e do Royal Opera House, em Londres. O tenor gravou duetos com U2, Bryan Adams, Celine Dion, Sting, Joe Cocker, Mariah Carey e Lionel Ritchie. O cantor também fez concertos com grandes divas do mundo como Montserrat Caballé, Kiri Te Kanawa, Mercedes Sosa e Joan Sutherland.
Dono de uma das maiores fortunas do mundo e de uma abundante discografia, Pavarotti sempre defendeu causas humanitárias. Com o líder do U2, Bono Vox, seu amigo, compôs a famosa música "Miss Sarajevo", em homenagem aos mortos na guerra da Bósnia.
Apaixonado pelos puros-sangues, futebol, massas e bons vinhos, o italiano de 1,90 m, foi pai de quatro filhas e avô. Ele se casou pela segunda vez em dezembro de 2003, com a ex-secretária Nicoletta Mantovani.
Pavarotti deixa a mulher, de 36 anos, e quatro filhas.
*Com informações da Ansa, AFP e Reuters
Fonte: http://musica.uol.com.br/ultnot/2007/09/06/ult89u7956.jhtm
06 setembro 2007
Tenor Luciano Pavarotti morre em Modena, Itália, aos 71 anos
Postado por Rod Fernandes às 14:42
Marcadores: Luciano Pavarotti
sb_post_date = "06 setembro 2007";
sb_categories = "Luciano Pavarotti";
sb_url_to_rate = "http://acervomusical.blogspot.com/2007/09/tenor-luciano-pavarotti-morre-em-modena.html";
sb_rated_title = "Tenor Luciano Pavarotti morre em Modena, Itália, aos 71 anos";
sb_when_to_load = "immediate";
try { var sb_dp = Date.parse(sb_post_date + ' ' + "14:42"); sb_rated_creation = isNaN(sb_dp)? new Date() : new Date(sb_dp); } catch (e) { sb_rated_creation = new Date(); }
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário