04 dezembro 2007

Cantabile- Recital de Alvaro Henrique em São Paulo

Na apresentação intitulada Cantabile, Alvaro Henrique mostra obras que valorizam o lado melódico do violão, vista por compositores de épocas e países distintos.

Gran Overture, de Mauro Giuliani, mostra um sabor operístico presente no repertório do violão, com dramaticidade típica de árias e recitativos de Rossini.
Präludium, Fuge und Allegro, de Bach, por sua vez é baseado num elemento musical único que une toda a peça. A peça lembra a alegoria da construção de uma catedral, devido à construção da melodia que combina meditação, religiosidade e júbilo.
Capricho Árabe é uma homenagem do espanhol Francisco Tárrega, ao povo que deixou traços marcantes na sua cultura.
Na Suíte em Modo Polônico, de Alexander Tansman, podemos apreciar danças folclóricas de seu país e canções que evocam a sonoridade renascentista e medieval, com um olhar moderno.

Alvaro Henrique, violonista brasiliense, já se apresentou em cerca de 20 cidades brasileiras, no Peru, Inglaterra, Alemanha, Irlanda e Grécia, incluindo concertos sob a regência de Júlio Medaglia e apresentações em diversos festivais. Foi premiado nos principais concursos de violão do Brasil, além de ter sido ganhador da categoria Música Erudita no prêmio Nascente, organizado pela Editora Abril e pela USP. É Bacharel em Violão, formado pela USP. Em 2004, lançou seu primeiro CD solo, com um repertório que contempla todos os períodos de época. Atualmente, preside a BRAVIO (Associação Brasiliense de Violão). Recentemente, apresentou a Obra Integral para Violão de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), em Goiânia, Vitória, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Dublin.



Data: 09/12/2007
Horário: 11h
Local: Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá, Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.
Entrada Franca

Nenhum comentário: