11 junho 2008

BH - Fernando Araújo

Fernando Araújo
Nascido em Belo Horizonte, Fernando Araújo é Bacharel pela Escola de Música da UFMG e Mestre em Música pela Manhattan School of Music de Nova York, tendo tido como principais professores José Lucena Vaz, Carlos Barbosa-Lima e Manuel Barrueco.

Fernando Araújo obteve, entre outros, o Prêmio Turíbio Santos no II Concurso Internacional Villa-Lobos e o 1o. Lugar e Prêmio de Melhor Intérprete de Villa-Lobos no II Concurso Nacional Villa-Lobos. Foi vencedor, com o soprano Mônica Pedrosa, do XX Artists International Auditions em Nova York, tendo o duo se apresentado no prestigioso Carnegie Recital Hall.

O violonista realizou recitais em Nova York, Filadélfia, Tucson e São Francisco nos EUA e nas principais cidades do Brasil. Atuou como solista com várias orquestras, dentre elas a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Lançado pelo selo Karmim, o CD Universal, no qual Fernando Araújo interpreta obras de Villa-Lobos, Piazzolla e Garoto, vem recebendo excelentes críticas em vários órgãos de imprensa, dentre eles as revistas Concerto e Música Brasileira, e os Jornais Estado de Minas e O Globo.

Fernando Araújo é Professor Assistente e Coordenador da Área de Violão da Escola de Música da UFMG. Buscando fomentar e divulgar o violão em sua riqueza de possibilidades, vem se dedicando também à criação e coordenação de eventos, tendo dirigido as duas edições do Concurso de Violão José Lucena Vaz, realizados em Belo Horizonte. Atualmente coordena, juntamente com os violonistas Juarez Moreira e Aliéksey Vianna, o Festival Internacional de Violão de Belo Horizonte, evento que, ainda na sua quarta edição já faz parte do calendário cultural de Belo Horizonte.

Programa:

H. VILLA-LOBOS
Valsa-chôro
Schottisch-chôro

M. M. PONCE
Thème varié et Finale

J. RODRIGO
Invocación y Danza

A. BARRIOS
Valsa Op. 8, No. 3
Valsa Op. 8, No. 4

A. PIAZZOLLA
Arranjo: Sérgio Assad
Invierno porteño
Verano porteño



Evento: Quarta Erudita - Recital de violão
Data: 18 de junho
Horário: quarta-feira, às 19h30
Local: Sala Juvenal Dias
Preço: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia entrada*)
Classificação etária: 8 anos
Balcão de Informações: (31) 3236-7400

Nenhum comentário: