28 julho 2006

Recital de João Paulo Figuerôa na Paraíba (Evento Público)

Acontecerá no próximo dia 4 de agosto, pontualmente às 11 horas da manhã, um recital do violonista baiano João Paulo Figuerôa. Será no auditório do Departamento de Música da UFPB, em João Pessoa. A entrada é franca. Pela tarde ocorrerá também um masterclass para os alunos do curso de bacharelado. As vagas já estão preenchidas.
Abraços.
Gilson Antunes

CURRÍCULO

Nascido na capital baiana, João Paulo Figueirôa iniciou seus estudos de violão em 1991. Em 1994 ingressou na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, onde estudou sob a orientação do Professor Mário Ulloa, obtendo os títulos do Curso Básico e de Bacharel em Instrumento. Em 2003 ele ingressou na Florida State University onde, orientado pelo professor Bruce Holzman, obteve o titulo de Mestre em Peformance em 2005. Atualmente é professor assistente e Doutorando pela FSU.

João Paulo tem participado de grandes festivais de violão, tendo aulas com professores de renome como: Thomas Patterson , Henrique Pinto, Fábio Zanon, Nícolas Barros, Eduardo Issac, Pepe Romero, Sergio Assad, Kevin Gallagher, Eduardo Fernandez e Sergio Abreu.


Desde o início de sua carreira, João Paulo vem realizando recitais no Brasil e no exterior. Algumas das cidades em que o mesmo já atuou são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo - Horizonte, Caxias do Sul, Aracajú e Salvador no Brasil; Mar Del Plata e Buenos Aires, na Argentina, além de Tallahassee, Kansas City, Jacksonville, Bonne, Columbus, e Boston nos Estados Unidos. O artista também já se apresentou ao lado de maestros como Piero Bastianelli; Paulo Novais e Welligton Gomes tocando Concertos de Ponce, Rodrigo e Vivaldi.

João Paulo tem se destacado em importantes concursos. Em 2000 ele conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional Musicalis, realizado em São Paulo e em março de 2004, ele obteve o primeiro prêmio no MTNA (Music Teacher National Associations) Competition, no estado do Missouri, Estados Unidos. Foi também premiado em 1998 no Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia e no concurso IBEU no Rio de Janeiro. Foi também premiado no Columbus State Competition 2003 e em 2005 no Greensboro Guitar Academy competition.



PROGRAMA

-Ciaconna BWV 1004 (Bach)
-Sonata in D Omagio a Boccherini (Castelnuovo-Tedesco)
-La Catedral (Barrios)
-Aquarele (Sérgio Assad)

Nenhum comentário: