13 novembro 2007

Guarulhos - "GRANDE SERTÃO: VARIAÇÕES"

uma viagem pelo repertório para violão do século XX em diálogo com a poética de Guimarães Rosa

Alexandre Moschella, violão e narração

Escrito em 1956, o romance Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa (1908-1967), é um paradigma da literatura moderna brasileira e universal. O livro, no qual o ex-jagunço Riobaldo conta suas aventuras guerreiras e espirituais, é um universo inesgotável de atmosferas e sensações - não só narradas, mas também cantadas em sua prosa experimentalista e sonora.

No espetáculo grande sertão: variações, exploro a alquimia entre essa musicalidade literária e peças escritas para violão por compositores contemporâneos de Rosa, como Heitor Villa-Lobos. Partindo de minha experiência pessoal de leitura e escuta, proponho associações entre as obras musicais e trechos do romance. Cada peça musical é introduzida por um breve texto extraído do livro.

A intenção é ir além da música regionalista e popular freqüentemente associada à obra de Rosa e de outros escritores brasileiros modernos, fazendo jus à rica estética literária com a apresentação de um repertório musical que renda igual homenagem ao regional e ao universal.

Considerando a envergadura da obra de Rosa e da produção musical da época, as possibilidades de associação são ilimitadas. Afinal, assim como Riobaldo diz do sertão, o som está em toda a parte.

Alexandre Moschella


PROGRAMA

H. Villa-Lobos:

Valsa-Choro
5 Prelúdios

M. Nobre:

Momentos I

C. Guerra-Peixe:

Prelúdios 4 e 5

L. Brouwer:

La Espiral Eterna
Elogio de la Danza

Informações:
Auditório do Conservatório Municipal de Guarulhos - SP
13 de novembro de 2007 - terça-feira - 18h
Entrada franca

Nenhum comentário: